Empresa Produtos Assistência Técnica Seu Negócio Tecnologia Fale Conosco
                   
                      OK


VENDAS (18) 3652-1260
Rua Itápolis, 140
CEP 16300-000
Penápolis - SP
Sementes JC MASCHIETTO

Artigo publicado na Revista JC Maschietto ano 03, no 03, set/2005

Perspectivas e desafios para o agronegócio do leite no Brasil
Dr. Newton de Paiva Ferreira Filho

Presidente da Associação Mineira de Criadores de Gado Holandês
Reitor do Centro Universitário Newton Paiva (Belo Horizonte, MG)
e criador e produtor de leite na região de Pains, MG.

Sou presidente de uma Associação que congrega criadores da raça holandesa, raça que mais produz leite e mais vende sêmen e embriões no mundo.

Entendo que isto é, ao mesmo tempo indicativo de perspectivas e gerador de enormes desafios para o agronegócio do leite no Brasil.

Oriunda do Hemisfério Norte, a raça holandesa foi introduzida nas zonas temperadas do Hemisfério Sul e nas regiões mais frias da Mantiqueira, numa época em que sua produção já era grande, porém, não o suficiente para transformá-la numa raça exigente.

Com o aprimoramento genético, a vaca holandesa atingiu níveis extraordinários de produção, mas tornou-se profundamente exigente no tocante ao manejo. E foi aí que se instalou o problema: a vaca aprimorou-se geneticamente, mas o produtor continuou trabalhando o seu manejo de forma tradicional.

NÃO DEU CERTO.
Hoje, vemos que as perspectivas para o agronegócio do leite são cada vez maiores. Além de um mercado interno cujo poder aquisitivo tende a crescer, abrem-se as portas gigantescas do mercado externo, da exportação.

O desafio: firmarmos nosso rumo na vaca de leite, aprendermos a manejá-la, a controlar os seus custos, a obter produtividade, enfim, fazer no leite o que se faz na carne, que exige produtividade permanente. Isto só se consegue com raças especializadas na produção de carne.

É preciso ter produtividade, também no leite, pois isto representará menores custos. Porém, somente será possível atingir essa meta com as raças especializadas e puras.



Lançamentos






Parceira




by hmc