Empresa Produtos Assistência Técnica Seu Negócio Tecnologia Fale Conosco
                   
                      OK


VENDAS (18) 3652-1260
Rua Itápolis, 140
CEP 16300-000
Penápolis - SP
Sementes JC MASCHIETTO

Artigo publicado na Revista JC Maschietto ano 01, no 01, agosto/2003

Artigo: Tratamento de Sementes de Forrageiras
Eng. Agrº Antônio César Azenha

Eng. Agro, Gerente de marketing Fipronil, BASF S.A.

A tecnologia de tratamento de sementes é largamente utilizada na agricultura. Tanto que, atualmente para a maioria dos plantios de soja, milho, trigo, algodão e outras, as sementes são oferecidas aos usuários já tratadas.

O tratamento de sementes consiste na adição de inseticida ou fungicida nas sementes para controle das pragas ou doenças existentes nas sementes ou no solo, onde as mesmas serão plantadas. As principais pragas controladas com o tratamento de sementes são as formigas e os cupins.

Normalmente as sementes tratadas ficam protegidas do ataque destas pragas ou doenças por um período de até 30 dias após a semeadura, período este considerado crítico, pois as plantas estão se estabelecendo, e com um pequeno sistema radicular e parte aérea. Em caso de incidência de ataque podem apresentar danos consideráveis, podendo ocasionar a morte das plantas.

A BASF S.A. através de seu departamento técnico, trabalhando em conjunto com entidades de pesquisa e as principais empresas do setor de forrageiras, vem desenvolvendo o inseticida STANDAK para o tratamento de sementes de forrageiras, com o objetivo de melhorar a qualidade das pastagens, aumentando a quantidade de alimento disponível num menor período de tempo. Isso só se consegue com um bom manejo do solo, correção e adubação seguida de análise de fertilidade do solo e o controle eficiente das principais pragas que provocam danos no momento da formação ou renovação das pastagens.

A JC MASCHIETTO, uma das empresas pioneiras na produção de sementes de forrageiras no Brasil, que preza pela qualidade de suas sementes, e trabalha para superar os desafios de hoje e poder contemplar o futuro, está participando ativamente com a BASF S.A. na transferência da tecnologia de tratamento de sementes para a pecuária. Disponibilizando seus técnicos, estrutura industrial e campos de produção para validar esta nova tecnologia para forrageiras, estando apta a fornecer sementes tratadas a seus clientes.

Durante este período, a BASF S.A. juntamente com seus parceiros efetuaram mais de 300 campos demonstrativos nas principais regiões de cultivo de pastagens do Brasil, além de realizar trabalhos de pesquisa em Estações Experimentais e Entidades de Pesquisa.

Os participantes do agribusiness devem estar perguntando: O que a JC MASCHIETTO através desta parceria está vendo de oportunidade na pecuária?

Algumas pessoas podem não acreditar, mas o mercado de sementes forrageiras produz por volta de 100 mil toneladas de sementes fiscalizadas por ano e movimenta 250 milhões de reais, mercado maior que o de sementes de milho híbrido no país. Aliando um maior uso de tecnologia por parte dos pecuaristas, podemos concluir que as oportunidades existem e serão cada vez maiores, pois estamos num país globalizado. E parcerias como esta, entre a BASF e a JC MASCHIETTO com um “Know-how” de mais de três décadas no mercado pecuário, serão necessárias na busca de resultados positivos.



Lançamentos






Parceira




by hmc